atendimento

Trabalhador já pode fazer a solicitação do seguro-desemprego pela internet

da redação

Foto: Charles Guerra (Arquivo/Diário)

Foi apresentada nesta quarta-feira, no auditório do Ministério do Trabalho, em Brasília, a iniciativa que viabiliza a solicitação do seguro-desemprego totalmente pela internet. Durante a apresentação da atividade, que contou com a presença do ministro Caio Vieira de Mello e do presidente da Dataprev, André Leandro Magalhães, foi esclarecido que, agora, haverá mais eficiência na prestação de serviços públicos, além da redução de custos e mais comodidade. 

- Com esta iniciativa, o Ministério do Trabalho busca trazer maior efetividade, segurança e facilidade ao trabalhador brasileiro. Gostaria de estar aqui hoje lançando o seguro-emprego e não o seguro-desemprego, mas infelizmente vivemos um momento de alta rotatividade de emprego e instabilidade econômica. O seguro-desemprego representa uma importante fonte de subsistência para o cidadão no período em que ele está buscando uma nova colocação no mercado de trabalho. O interessante é que esta ferramenta se coloca ao lado da qualificação profissional, uma luta que sempre tive desde que cheguei ao Ministério - destacou o ministro Caio Vieira de Melo.

Petrobras reduz em 4,7% preço do gás para indústria e comércio

Em 2016, o Ministério do Trabalho solicitou apoio à Dataprev para desenvolver o Portal Emprega Brasil, com novos serviços e com o principal objetivo de melhorar o autoatendimento para o trabalhador.

- O seguro-desemprego 100% web faz parte do mesmo projeto. É um novo modelo de atendimento, com o uso de inteligência para evitar riscos e garantir a segurança de todo o processo - ressaltou o presidente da Dataprev, André Leandro Magalhães.

Além de agilizar o atendimento, o seguro-desemprego 100% web permitirá que um maior número de trabalhadores seja atendido por dia. Atualmente, são 600 mil requerimentos por mês, em média. Outra vantagem é que o prazo para recebimento do benefício, que é de 30 dias, começará a contar a partir da solicitação feita pela internet.  

Redesim reduz de 8 para 5 dias tempo para abertura de empresas

Desde novembro de 2017, a solicitação do seguro-desemprego já podia ser feita pela web, mas o trabalhador ainda era obrigado a ir a um posto de atendimento para fazer a validação dos dados. Agora, se as informações estiverem corretas e não houver nenhuma pendência, ele consegue efetuar todo o processo de casa, de forma segura e ágil.

COMO SOLICITAR O BENEFÍCIO

  • Acessar o Portal Emprega Brasil e digitar sua senha de acesso
  • Quem não tiver a senha, deve informar seus dados pessoais, que serão checados nas bases de dados do Governo Federal, e responder um questionário com perguntas sobre a sua vida laboral e previdenciária
  • Clicar em "Solicitar Seguro-Desemprego" e informar o número do requerimento que está no comunicado de dispensa
  • Seguir o passo a passo com oito etapas: confirmação de dados do requerimento; atualização das informações do requerente; formação acadêmica (cursos acadêmicos e de qualificação profissional); indicação de experiências profissionais mais relevantes; objetivos profissionais; pesquisa de vagas com seu perfil, se houver; cursos de qualificação; e por fim, confirmar a solicitação do benefício

*Com informações do site do Ministério do Trabalho

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Nova usina de São Sepé vai gerar R$ 1,1 milhão só em impostos Anterior

Nova usina de São Sepé vai gerar R$ 1,1 milhão só em impostos

Petrobras reduz em 4,7% preço do gás para indústria e comércio Próximo

Petrobras reduz em 4,7% preço do gás para indústria e comércio

Economia